Você sabia que governos de países soberanos SEMPRE podem pagar suas contas?
- Remo Bastos
- 13 de ago. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2024
É isso mesmo, o governo de uma nação que emite sua própria moeda (Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, etc.) nunca pode ir à falência ou ser incapaz de pagar suas contas, desde que essas contas estejam denominadas na moeda que ele cria (Real, no caso do Brasil, Libra Esterlina, no caso da Inglaterra, etc.).
,
Estranho, né? E toda essa histeria em torno dos gastos do governo, a tão propalada "austeridade fiscal"...?
Bom, a Teoria Monetária Moderna (MMT, na sigla em inglês, ou TMM em português deslinda como REALMENTE funciona o sistema monetário de qualquer país com soberania monetária, ou seja, que emite sua própria moeda.)
No topo da pirâmide de poder econômico e político do mundo, encontram-se as elites financeiras que submetem populações do mundo todo às mais sofridas necessidades, em nome de uma falsa premissa que seria a de que os governos podem ter dificuldades financeiras se "gastarem demais".
O que essas elites ganham com isso? Juros e a submissão do governo e da sociedade aos interesses do "mercado". Com os governos submetidos a esse falso constrangimento, precisam recorrer ao mercado financeiro (dominado por essas elites) para obter dinheiro para arcar com seus gastos.
Exatamente por isso toda a cadeia de interesses em conluio com essa elite (mídia, grandes empresas, universidades e centros de pesquisa privados, etc.) insistem obstinadamente (alguns ingenuamente, outros nem tanto) no "controle de gastos" do governo.
Entenda melhor no vídeo abaixo.
(Em agosto de 2024 lancei um curso sobre a Teoria Monetária Moderna (MMT / TMM) explicando de forma didática tudo que é tratado neste post. Para saber mais sobre esse curso, clique aqui.)
Comentarios