top of page

Pensamento Único: a teoria econômica como religião

  • Foto do escritor: Remo Bastos
    Remo Bastos
  • 10 de mai. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 27 de nov. de 2024






Foi publicado na Revista Ciências Sociais Em Perspectiva meu artigo (em coautoria com o Prof. Eduardo Girão Santiago) MAINSTREAM ECONÔMICO: O MONOPÓLIO EPISTEMOLÓGICO DA ECONOMIA NEOCLÁSSICA E A IDEOLOGIA DA “VERDADE ÚNICA”. O texto integral pode ser acessado aqui.


Neste artigo examina-se, à luz da Sociologia Econômica, a persistente hegemonia midiática, acadêmica e cultural do paradigma neoclássico da ciência econômica, em detrimento da pluralidade de concepções teóricas e metodológicas que poderiam fazer parte do rol de opções a serem analisadas e avaliadas pelas sociedades contemporâneas com vistas a enfrentar seus problemas sociais, econômicos e ambientais.


A título de conclusão, aferiu-se que a economia neoclássica, com a sua modelagem econométrica, tem servido preferencialmente para fundamentar o receituário neoliberal que rege as políticas econômicas da maioria dos países, razão pela qual é perceptível a insatisfação crescente em universidades, institutos de pesquisas e até em instituições internacionais de desenvolvimento em relação ao credo ortodoxo e ao estéril formalismo neoclássico.



Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Remo Bastos.

bottom of page